Identidade

Somos uma Igreja cuja origem está atrelada aos primeiros Cristãos que corajosamente enfrentaram o domínio da Igreja Romana sobre nosso país quando, no século XIX, a única religião permitida em nossas terras era aquela cujo rei e deus é chamado o Papa de Roma; quando o povo deleitava-se em seguir seus ídolos sobre os tapetes púrpuras das cidades imundas, escoltados pelos soldados de uma nação Romanista. Enfrentando duras perseguições e ameaças de morte, alguns homens oriundos dos Estados Unidos da América e da Europa, em um esforço missionário histórico, trouxeram o Evangelho ao nosso povo e plantaram a fundação daquilo que, cem anos depois, se tornaria a Igreja Puritana Reformada. Dentre os homens que para tal gastaram bravamente suas vidas, de cujo legado hoje não só nós, mas todo o povo brasileiro desfruta, estão, como missionários que vieram para o Brasil: o Rev. Robert Reid Kalley, o Rev. William D. Pitt , o Pb. Francisco da Silva Jardim e o Pb. Francisco da Gama. E, dentre os que ficaram na Europa, mas aos quais, direta ou indiretamente, devemos a base da primeira igreja brasileira,  de quem proveio amparo, direção, orações, suporte e conselhos durante as difíceis primeiras décadas, e de quem também descendemos espiritualmente, estão: Rev. Charles Spurgeon, Rev. Robert Murray McCheyne, Rev. Horatius Bonar e Rev. William Hewitson.

O que havia em comum entre todos estes homens e que é parte visível e amada da herança que deles recebemos é a Fé Reformada e Puritana. Somos, por isso, uma Igreja Reformada e Puritana. E não somente por isso, mas, principalmente porque conferimos e pesamos, em oração e temor, esta nossa Herança, usando como medida perfeita a Sagrada Escritura, e nos maravilhamos com a firmeza e solidez doutrinária daquilo que nos foi legado através dos séculos. Portanto, em Aliança e solene Pacto, convencidos do chamado de Deus para nós, rendemos nossas conciências e temos empregado nossas forças, segundo nos conduz a bondosa mão de nosso Senhor, para manter em nosso meio a espiritualidade e os princípios das Igrejas oriundas da, ou inseridas na Grande Reforma Protestante. Cremos, de todo coração, que os ensinos esposados na Reforma e sustentados por nossos fundadores são a precisa expressão da Igreja de Cristo na História, tanto na forma de Culto e Adoração, quanto nas demais doutrinas. Cremos, movidos por uma grande certeza em nosso espírito, que estes ensinos são a Verdade, absoluta, e que não provém dos homens que os proclamavam, mas do Deus Altíssimo, que revelou estas doutrinas na Sua Palavra infalível e imutável, a Sagrada Escritura, e tem guiado Sua Igreja, geração após geração, para guardar estes mandamentos.

Buscamos, portanto, viver totalmente aquilo que professamos, promover todo o Conselho de Deus em nosso País e alcançar com o puro e simples Evangelho de Cristo Jesus, milhares dos que tem sido iludidos com a falsidade das religiões e filosofias engendradas pelos homens, mesmo dentre os que tem se chamado Cristãos.

Registraremos neste site, pouco a pouco, esboços a respeito do que a Escritura ensina sobre Deus, sobre como adorá-lO e serví-lO de forma agradável a Ele; sobre a miserável situação da humanidade (alijada de Deus por causa dos seus pecados); sobre a maravilhosa Salvação que Deus oferece a todo que verdadeiramente crer em Cristo Jesus; e sobre a Igreja de Cristo, que Ele sustêm e edifica século após século sobre a Terra (da qual somos chamados a participar, nEle submissos). Oramos humildemente que Ele nos fortaleça para estas tarefas e para que, segundo Sua infinita Graça, Ele Glorifique ao Seu Nome também nesta mídia, operando Seus perfeitos desígnios através de nossas tão frágeis mãos.
 

Copyright © 2010 Igreja Puritana Reformada | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki